|||

Grafite animado

Grafite é a arte de desenhar com spray, que surgiu nos muros e metrôs de Nova York no final dos anos 60. A prática se popularizou, espalhou-se pelo globo e hoje torna cidades ao redor do mundo mais coloridas, da Europa ao Oriente Médio.

Grafite nas ruas de Teerã, capital do Irã

Grafite nas ruas de Teerã, capital do Irã

No Brasil o nome mais conhecido dessa arte é a dupla OsGemeos. Mas também há muitos outros artistas fazendo trabalhos impressionantes na cena nacional, Daniel Melim, Stephan Doitschinoff e Zezão são apenas alguns exemplos. Esses grafiteiros acompanharam a entrada do spray no mundo das artes plásticas, que cada vez mais abre espaço para o que nasce nas ruas.

Grafite em movimento

O grafite tradicional você já conhece, mas e o animado? Se você foi ao ANIMA MUNDI 2009 com certeza desenhou nas paredes da Casa França-Brasil, no Rio, ou nas do Memorial, em São Paulo. A instalação da dupla Marcio Ambrosio e Sophie Klecker fez parte das já tradicionais oficinas, que proporcionam o contato do público com variadas técnicas de animação. Com um lápis de luz colorida, o público desenhava “na parede” e uma câmera captava tudo. Depois era possível manipular o traçado concedendo movimento aos desenhos e, assim, animá-los. Cada visitante podia fazer um desenho e, ao final, o que se via era um mural de grafites animados.

Esse ano o grafite animado não fará parte das oficinas, mas há muitas outras das quais você poderá participar: animação com massinha, desenho animado, pixilation, areia, recortes, em película e zootrópio. Entre aqui para saber mais.

Mas há mais de uma forma de se fazer uma limonada

Blu também faz grafites animados, mas de uma forma diferente. O grafiteiro italiano usa a técnica de stop motion: pinta cena por cena, apagando a anterior com tinta branca. As suas pinturas varrem a cidade, deixando um rastro pelos muros, paredes, e o que mais estiver em seu caminho. É a essência do grafite, se apropriar da cidade como uma tela em branco, combinada com o movimento e dinâmica da animação. O resultado é realmente impressionante, só vendo para entender. Os espectadores e os muros agradecem.