|||

Girando e animando

No ANIMA MUNDI deste ano você também poderá ser um animador. O festival disponibiliza ao público diversas oficinas, cada uma explorando uma técnica diferente. A mais antiga delas é o zootrópio, que trabalha uma técnica inventada no século XIX.

Zootrópio no ANIMA ESCOLA

Alunos observando o Zootrópio, no ANIMA ESCOLA

O zootrópio consiste em um tambor circular aberto, com ranhuras em seu entorno. Dentro deste objeto são colocadas figuras que formam uma sequência. Ao girar o tambor e observar os desenhos através das fendas, se tem a impressão de movimento. Este aparelho serve para animar apenas ações curtas, e de preferência cíclicas. No Estúdio Aberto você faz 16 desenhos contínuos e os encaixa dentro do tambor. Depois é só girar!

Ao girar o tambor, as imagens se misturam e o ratinho ganha movimento

Ao girar o tambor, o ratinho ganha movimento

Este dispositivo foi inventado pelo William George Horner em 1833 e se tornou muito popular na época, pois foi um dos primeiros a criar ilusão de movimento e dividir o espetáculo por vários observadores. Foi graças ao zootrópio e outros inventos similares que a animação como hoje a conhecemos começou a tomar forma.

Quer experimentar? Passe lá na Casa França Brasil das 13 às 19hs, exceto às segundas-feiras, mas chegue cedo para não pegar filas!