|||

Edição de 20 anos do ANIMA MUNDI desembarca em BH!

Como alguns já sabem, o ANIMA MUNDI visitará a cidade de Belo Horizonte neste mês de agosto. Em sua versão itinerante, o festival abre suas portas aos mineiros com uma projeção ao ar livre, que acontece no próximo dia 21, às 19h, na Praça da Liberdade. Mas isso é só o início, e a festa continua de 22 a 26 de agosto no Oi Futuro BH.

Oi Futuro BH

O Oi Futuro será a casa do ANIMA MUNDI na capital mineira

Serão apresentados 88 curtas e dois longas: To Aru Hikûshi e No Tsuioku e A Turma da Selva – Operação Banco de Gelo. Entre os curtas, grandes sucessos dessa edição do festival como o super vencedor Head Over Heels, A Morning Stroll, Linear e muitos outros. Também no Oi Futuro os animaníacos vão poder se divertir no Estúdio Aberto. Em Belo Horizonte, o ANIMA MUNDI terá três oficinas:

- Zootrópio – Idade Mínima: 10 anos

Um dos primeiros aparelhos a realizar a ilusão do movimento, o Zootrópio foi inventado em 1833 por William Georges Horner, tornando-se um brinquedo muito popular em sua época. Até hoje seu encanto permanece. Neste modelo, especialmente construído para o Estúdio Aberto, 16 desenhos devem ser criados para completar uma animação.

Os desenhos no estilo mangá de Giovanna

Os desenhos no estilo mangá feitos por Giovanna no Memorial da América Latina, em São Paulo

- Pixilation – Idade Mínima: 6 anos

Este nome esquisito foi escolhido pelo animador Norman McLaren para a animação feita com pessoas de carne e osso, que fazem poses sucessivas para a câmera, quadro a quadro, como se fossem bonecos animados. O filme “Neighbours” (Vizinhos), de McLaren, lançou esta técnica para o mundo ao ganhar um Oscar em 1952.

Olimpix

Qualquer um pode se tornar um super-herói com o Pixilation

- Massinha – Idade Mínima: 8 anos

A massa de modelar é o material ideal para experimentar a técnica conhecida como stop motion, que consiste na animação de objetos tridimensionais. Depois de modelados, os bonecos de massinha podem ser facilmente reposicionados ou transformados, a cada vez que a câmera registra uma pose. A animação é feita em equipe.

Oficina de stop motion

Oficina de stop motion, também conhecida como "de massinha", rolando solta no Memorial

E também tem convidado internacional, é claro! O português Abi Feijó apresentará o workshop “Animação em multiplano” – Uma introdução ao Cinema de Animação (mais informações na filipeta abaixo). Os alunos aprenderão conceitos de movimento e luz e sairão de lá com um pequeno filme de animação coletivo.

Abi Feijó

Abi Feijó explora diversas técnicas e aborda a escrita dramática com rigor

Abi Feijó também participará do Papo Animado, assim como Marão, o grande homenageado do ANIMA MUNDI 2012. Nessas sessões especiais, os animadores apresentam seus trabalhos à plateia enquanto contam suas experiências e respondem às perguntas do público.

Tem que correr pra aproveitar!

Workshop Abi Feijó

Flyer de divulgação do workshop com Abi Feijó, divulgue!

Confira a programação completa.

Praça da Liberdade

Rua Gonçalves Dias, 1500 – Savassi

Oi Futuro BH

Av. Afonso Pena 4001 – Mangabeiras
 Informações: 031 (31) 3229 3131

Em breve a programação completa estará disponível em nosso site.